Marau recebe Seminário do Produtor de Leite da Piá

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 4 de junho, a o “8º Seminário do Produtor de Leite da Piá”, no CTG Sentinela do Pago, na cidade de Marau. Cerca de 280 produtores de leite da região assistiram atentos as palestras realizadas.

 

Alinhando temas de alto interesse para o setor leiteiro, o técnico agrícola da Piá, Fábio Guaragni, ministrou a palestra “IN 77: Um Passo para o Futuro”. Na ocasião, ele falou aos produtores sobre a parte prática da Normativa, com relação ao que interfere no dia a dia da propriedade rural.

 

Foram apresentados os índices determinados pelo Ministério da Agricultura para a Contagem Bacteriana Total – CBT, que tem limite máximo de 300 mil UFC/ML “O produtor que estiver três meses seguidos fora da média receberá uma atenção especial. Os técnicos da Piá farão uma ação na propriedade para ajustar o que for preciso e para que ele possa continuar vendendo leite”, destacou.

 

Guaragni explicou de forma clara como isso vai acontecer, como se calcula as médias, onde produtor vai poder acessá-las e como a Cooperativa vai colaborar para que ele não tenha dificuldade para atingir os resultados, estar dentro da legislação e ter a melhor rentabilidade possível no leite. 

 

O palestrante também falou sobre outras obrigatoriedades importantes como a necessidade do resfriador a granel, que está valendo a partir de junho, e da sala do leite, que é uma adequação no espaço onde fica guardado o produto até a coleta e onde ficará este equipamento, protegido de qualquer animal, intrusos ou de contaminantes. Foi abordado, ainda, como será trabalhado isso na propriedade, para que esteja tudo alinhado conforme a Normativa. 

 

Durante o evento, o presidente da Cooperativa, Jeferson Smaniotto, falou sobre a importância da cidade de Marau, que compreende 17 municípios de captação de produtores de leite da Piá. “Cada vez que realizamos o Seminário, damos uma direção para as necessidades que o nosso produtor rural tem”, salientou, e completou: “Esse ano, estamos trabalhando muito forte a divulgação da IN 77, que trata sobre a legislação, sobre as condições da produção, conservação, transporte do leite in natura, desde a propriedade até chegar na indústria”.

 

Para Smaniotto, eventos como o Seminário também são de grande importância, pois promovem o encontro com quem faz a Cooperativa acontecer. “É o momento de estarmos junto com o nosso produtor, saber o que ele espera da Piá e como ele trabalha. Esse é um momento que só o cooperativismo faz, de  valorização do nosso associado”, finaliza.

 

Outro tema debatido nesta manhã foi “Planejamento Forrageiro e Qualidade do Leite”, pelos profissionais da Embrapa, Sérgio Bender e Maira Zanela.

 

O “8º Seminário do Produtor de Leite da Piá” teve como objetivo principal compartilhar informações e dados sobre todos os procedimentos que envolvem o setor lácteo, desde a coleta do leite até o controle de faturamento das propriedades, além de aproximar o agricultor da Cooperativa. O evento foi promovido pela Cooperativa Piá, com apoio da NutriPiá e AgroPiá.