Versatilidade da aveia ganha espaço na gastronomia

Alimento funcional, reconhecido pelos seus benefícios para a saúde e tradicional em dietas nas quais se busca qualidade de vida, a aveia está ganhando cada vez mais espaço na gastronomia.

Muito além do mingau, atualmente não é raro encontrar o cereal em receitas diversas, como bolos, pizzas, tortas salgadas, sopas, entre outras.

Entusiasta da utilização de aveia na culinária, a chef Mônica Ruschel defende o uso do alimento que, para ela, tem grande versatilidade.

Criadora de várias receitas com aveia, em homenagem ao 20 de setembro – data tradicional gaúcha, ela desenvolveu o “Muffin Farroupilha” e abre a receita para quem também é adepto do cereal.

Confira abaixo como se prepara o Muffin Farroupilha:

Ingredientes

250 gramas de Charque de traseiro bovino

1 cebola grande

1/2 pimentão

1 colher de chimichurri seco

4 ovos

1colher de chá de sal

3 colheres de chá de açúcar

100 ml de leite

6 colheres de óleo de milho

100 gramas de farinha de aveia Naturale

100 gramas de flocos finos de aveia Naturale

3 colheres de amido de milho

1 colher de sopa de fermento em pó

 

Modo de preparo

Dessalgar o charque, refogando com a cebola, pimentão e chimichurri. Acrescentar água aos poucos até o charque ficar macio.

Desfiar e reservar.

Para a massa: misturar os ovos, o açúcar, o sal, o óleo de milho, o leite.

Acrescentar a farinha de aveia Naturale, os flocos finos de aveia Naturale, o amido de milho, o fermento em pó. Misturar bem e deixar descansar por 10 minutos.

Montar os muffins com a massa e o charque desfiado.

Decorar com tomates cereja e queijo em cubos.

Levar ao forno pré-aquecido a 180° por 40 minutos. Rende 10 muffins.

 

Sobre a Naturale:

Natural de Lagoa Vermelha, no interior do Rio Grande do Sul, a Naturale é especialista na fabricação de alimentos funcionais, que tenham como matéria prima a aveia. A empresa é reconhecida nacionalmente pela excelência em todos os processos. Fator este que a fez conquistara certificação internacional IFS Food, uma das mais importantes normas em termos de qualidade e segurança alimentar.

Sua credibilidade também aparece como fornecedora. Além de desenvolver itens com a sua marca, também é responsável por fabricar produtos das “marcas próprias” de gigantes do setor supermercadista, como Walmart, Carrefour, Pão de Açúcar, Makro, Dia% e Unidasul.