O presidente do SindTur, Fernando Boscardin, entregou segunda-feira (7) ao prefeito Fedoca Bertolucci as principais reivindicações do projeto Turismo Legal, que pretende coibir irregularidades. Acompanhado de representantes de outras entidades, como o Convention & Visitors Bureau e a Abrasel, Boscardin pediu ao prefeito de Gramado regras mais duras para combater a abordagem e panfletagem no Centro e nos principais pontos turísticos do município, além de medidas mais severas em relação ao transporte clandestino de passageiros. Na opinião do SindTur, as regras devem ser mais rígidas no caso de reincidências, até chegar ao ponto de cassar o alvará da empresa infratora.
“O apoio já está assegurado”, disse Fedoca. “Queremos estabelecer uma legislação com evolução de penalidades”, afirmou o prefeito, convocando o trade turístico a formar uma “brigada” de combate às irregularidades. Fedoca disse que somente nos primeiros três meses deste ano, foram feitas 34 autuações, enquanto no mesmo período de 2016 não havia sido feito uma. “Essas autuações acabam sendo baratas para o infrator. Tem empresa que já foi autuada seis vezes”, comentou Fedoca Bertolucci.
Durante o encontro com os empresários, o prefeito disse que está estudando alterar a legislação a respeito, estabelecendo um quarto grau de punição. “Se não tiver uma graduação de pena, a lei é inócua”, resumiu Fedoca, que pretende encaminhar uma legislação específica para a Câmara de Vereadores até o início de maio.
Mais informações: www.serragauchaturismo.com.br