Programação e Robótica preparam crianças e adolescentes para profissões do futuro

O mundo está cada vez mais automatizado e as tecnologias dominam desde a conversa entre amigos até as compras pelos apps. Com o objetivo de preparar crianças e adolescentes para o futuro e às novas profissões que vem surgindo, e exigem um conhecimento mais profundo de TI, os empresários Fabrício Feijó, Miriam Andréia Macedo e Thomas Hartmann investiram R$ 400 mil em uma escola especial, a Ctrl+Play.

Utilizando métodos diferenciados, a instituição foca seu ensino em cursos que estimulam o raciocínio lógico e a programação. “O empreendimento é disruptivo e tem a intenção de preparar os alunos para as transformações sociais que vem ocorrendo, a partir do impacto da tecnologia”, informam.

Um dos diferenciais da Ctrl+Play é a alta qualificação dos professores, que estão preparados para entender o comportamento das crianças e jovens que, desde cedo, estão inseridos na era digital e fissurados em tecnologias, como jogos, mídias sociais e vídeos. “Muitas vezes, há conflitos em casa pelo excesso do uso de tecnologia. Utilizando o formato educativo, acreditamos que é possível reduzir o impacto negativo dessa tendência, ensinando uma nova linguagem e a melhor forma de usar a TI a seu favor”, avaliam.

De acordo com os proprietários da Ctrl+Play, a finalidade é desenvolver o lado profissional e criativo de cada aluno, para que tenham  independência no futuro através do conhecimento – independente da profissão que seguirão. “O ensino de Programação e Robótica permite entendimento, compreensão e um melhor uso das tecnologias, a partir de um pensamento computacional”, informam, e completam: “Nossos cursos ensinam a criar jogos, aplicativos, sites, robôs, redes sociais e muito mais”.

Fabrício Feijó, Miriam Andréia Macedo e Thomas Hartmann lembram que no governo de Barack Obama, o presidente americano iniciou um movimento em prol do ensino de programação estrelado por Bill Gates, Mark Zuckerberg e empresários do setor, a fim de estimular este aprendizado entre as crianças. “Em países como Coréia do Sul essa disciplina faz parte do currículo escolar. No Brasil, o movimento é mais novo, mas, com certeza, não vai parar. É fundamental preparar as crianças e jovens para o futuro. Isso representa o desenvolvimento do país”.

Segundo eles, hoje, a programação é tão importante quanto aprender um segundo idioma, pois a nova linguagem fará com que se possa vencer os desafios da era digital. “A criança que programa pensa, persiste e cria habilidades que a preparam para qualquer atividade futura. Além de aguçar a curiosidade, a programação desenvolve o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a comunicação, tornando-a colaborativa. Essas qualidades são necessárias para o sucesso em todas as áreas, pois as habilidades ensinadas são próprias para esse mundo de constantes transformações, que promete exigir cada vez mais competências para profissões que ainda não conhecemos”, finalizam.

A Ctrl+Play oferece cursos regulares por faixas etárias, respeitando as particularidades de cada idade: Ctrl+Kids, de 7 a 9 anos, Ctrl+Teens, de 10 a 13 anos, e Ctrl+Young, de 14 a 17 anos, além de cursos rápidos.  Nas aulas são ensinadas programação e robótica por meio de ferramentas lúdicas e educativas, com metodologia e materiais didáticos exclusivos. As ferramentas de aprendizado foram desenvolvidas por instituições de renome como Massachusetts Institute of Technology – MIT, Microsoft, Google, entre outras.

Fundada em 2015 na cidade de Campinas, e idealizada por Henrique Nóbrega, engenheiro da Computação pela UNIFEI, a escola já conta com mais de 2 mil alunos em mais de 36 unidades de franquias espalhadas por todo o país. Em Porto Alegre, está localizada na Avenida Carlos Gomes nº 1010, no bairro Auxiliadora.

 

Metodologia Exclusiva

A Ctrl+Play indica e reconhece em todos os seus materiais didáticos as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, do MEC, tão importantes para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. O conteúdo programático dos cursos foi desenvolvido de forma a:

 

  • Instigar o desenvolvimento, planejamento e execução de novas ideias;
  • Explorar a capacidade de solucionar problemas de forma criativa e transformadora;
  • Aprimorar o potencial argumentativo, a comunicação e o autoconhecimento, formando pessoas capazes de se posicionar com criticidade;
  • Fortalecer a responsabilidade, cidadania e autogestão em tarefas grandiosas e cotidianas;
  • Empoderar os alunos em relação à cultura digital e suas vantagens e desvantagens;
  • Desenvolver o pensamento científico, criativo e estético, encarando os desafios que se apresentam de forma ampla e completa.

 

Ctrl+kids

Desenvolvido para que a criança aprenda programação e robótica de uma forma que estimule a criatividade e o raciocínio lógico. A faixa etária é de 7 a 9 anos. Duração: 4 módulos, com 18 aulas de 2 horas cada.

MÓDULO 1: Os alunos entram em contato direto com lógica de programação, criação de games e introdução a circuitos eletrônicos com Micro:Bit, Tynker, Kodu Game Lab e Scratch com Makey Makey. Os conceitos são passados de maneira visual e lúdica, aproximando-os da computação e mostrando do que a programação é capaz.

MÓDULO 2: Aprendem um pouco mais sobre programação através da criação de aplicativos e elaboração de jogos com App Inventor e projetos robóticos com Micro:Bit. Ambas ferramentas são reconhecidas no mercado de tecnologia atual, feitas pelo MIT, BBC e Microsoft.

MÓDULO 3: Aprendem lógica de programação através da criação de um game superdivertido em uma plataforma intuitiva e dinâmica chamada Construct 2; técnicas de pixel art e animação no Piskel App; e criação projetos robóticos na Micro: Bit.

MÓDULO 4: Se aperfeiçoam em lógica de programação através da criação de games no Game Maker 2 e Roblox, além de aprender a modelar e imprimir em 3D no TinkerCad e de criar os próprios projetos robóticos com Arduino.

Ctrl+Teens

Nesse curso o aprendizado é com foco na era digital. As crianças são imersas ainda mais no papel de criadores de tecnologia. Através de aulas estimulantes e engajadoras, aprendem conceitos de lógica de programação, robótica, criação de jogos e modelagem 3D. Utilizando ferramentas e plataformas profissionais, tudo em sala de aula é feito para estimular o trabalho em grupo e desenvolver a liderança, um posicionamento ideal para que se destaque tanto na escola quanto no mercado de trabalho no futuro. Possui aulas de inglês técnico. A faixa etária é de 9 a 13 anos. Duração: 4 módulos, com 18 aulas de 2 horas cada.

 

MÓDULO 1: Os alunos aprendem lógica de programação através da criação de games, no Construct 2 e Scratch, e da construção de circuitos eletrônicos com a Micro: Bit e Makey Makey. Também é feita a produção de animação 2D utilizando-se da técnica de bones e rigging com Spriter 2.

MÓDULO 2: Um mundo da robótica é apresentado e os alunos desenvolvem projetos que podem ser usados fora da escola, úteis para comunidade. As atividades são desenvolvidas com Arduino e Unity, programa de criação de games.

MÓDULO 3: Neste módulo, os alunos continuam seus estudos em robótica utilizando o Arduino e aprendem novas habilidades como de modelagem 3D no Blender, produção musical no LMMS e a produção de um jogo em Realidade Virtual (VR) utilizando Unity e Google Cardboard.

MÓDULO 4: Os estudos serão focados na confecção de um braço robótico controlado por um aplicativo utilizando Arduindo e App Inventor. Além disso, eles aprendem modelagem 3D no Magica Voxel e vão aperfeiçoar ainda mais nos conceitos de programação através da criação de um jogo multiplayer na Unity, assim como um desenvolvedor profissional.       

                        

Ctrl+Young 

Prepara os jovens para o mercado 4.0. O curso estimula o desenvolvimento de um expert em várias linguagens tecnológicas utilizando Python, HTML5, CSS 3, Java Script, JQuery e Bootstrap. Os alunos aprendem diversos conceitos de forma estimulante e com muita prática, preparando-os para o futuro digital. As atividades englobam desafios de Olimpíadas de Programação, desenvolvimento, criação de um jogo de computador completo e ainda o desenvolvimento de sites. O objetivo é prepará-los para lidar com todas as profissões da indústria 4.0. A faixa etária é de 14 a 17 anos. Duração: 3 módulos, com 18 aulas de 1h30min de duração.

 

MÓDULO 1: Os alunos darão os primeiros passos em direção à programação orientada objetos, através da linguagem Python, conhecendo os princípios da programação e seus conceitos básicos como variáveis, loops, funções e estruturas. Para finalizar o módulo, eles vão desenvolver um jogo completo em PyGame, colocando em prática tudo que foi visto em sala.

MÓDULO 2: Será feito uma abordagem de programação front-end e seus conceitos (como responsividade), utilizando HTML5 CSS3, Java Script, JQuery e Bootstrap, com a finalidade de hospedar um site completo que funcione em quaisquer plataformas.

MÓDULO 3: Será a programação back-end abordando servidores e bancos de dados utilizando MySQL e PHP,  duas grandes linguagens utilizadas no mercado de trabalho.