Inicia em Gramado o maior evento brasileiro sobre turismo sustentável 

A primeira edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos inicia nesta quinta-feira, 12 de abril, visando tornar o evento uma referência em turismo sustentável no Brasil. O Fórum vai oferecer conhecimento, com bases acadêmicas e práticas, aos que se voltam à prática do turismo. Desta forma, conta com palestras e debates de turismólogos, economistas, empresários, filósofos, estudiosos e grandes pensadores que, cada um sob sua ótica, abordarão o turismo como tema central. O objetivo é deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável.

O evento é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Cabe ressaltar que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas repercussões práticas. A excelência acadêmica do Fórum é devidamente chancelada através do suporte acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade, ratificando a importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil.

Entre as atribuições da Universidade está a definição do programa, elaboração e divulgação de Edital específico, definição do processo para submissão digital de trabalhos, constituição de Comissão Científica para avaliação dos trabalhos, organização do processo de avaliação, organização de mesas redondas com palestrantes convidados e das mesas temáticas para apresentação e discussão dos trabalhos aprovados.

Entre os palestrantes do evento, destaque para as presenças de Nuno Sousa Pinto, vice-presidente de operações do Rock In Rio USA, do publicitário Luiz Grottera, especializado em elaborar o branding de destinos turísticos, de Márcio Fávilla, diretor da Organização Mundial do Turismo, do peruano Palmiro Ocampo, integrante do Grupo de Chefs “Geração com Causa”, Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e Luiz da Gama Mór, vice-presidente executivo responsável pela operação global da TAP por 17 anos.

A programação oferece ainda o Colóquio “Turismo: Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico” que confere premiação em dinheiro aos três melhores trabalhos apresentados. Trata-se de um indicador significativo do entendimento do Fórum, colocando em foco o turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do país.

O evento acontece de 12 a 14 de abril na Sociedade Recreio Gramadense, localizada na entrada da Rua Coberta pela Rua Garibaldi, 328.  O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado.  Além de contar com a coordenação de importantes lideranças empresariais e políticas de Gramado, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos contará com organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável pelo Festival de Turismo de Gramado, que acontece com sucesso há quase três décadas.

Mais informações, programação completa e inscrições:  www.forumgramado.com.br