Fórum Gramado ratifica importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil

Destaque na programação do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, o Colóquio “Turismo: Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico” conta com o suporte acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS).  Com a coordenação geral da professora Marcia Cappellano dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da UCS – Mestrado e Doutorado, o Colóquio será uma oportunidade de reunir palestrantes renomados da Europa, da América Latina e do Brasil e também pesquisadores que debaterão trabalhos originais na área.

Trata-se também de um momento especial de diálogo entre cientistas e participantes do Fórum interessados nessa temática. São esperados mais de 50 trabalhos de pesquisa, cujos resumos, juntamente com os de todas as palestras do Fórum, serão disponibilizados nos Anais, constituindo um documento de alta relevância para geração de novas pesquisas e para uso por parte de especialistas, acadêmicos ou não. A professora Márcia Cappellano ressalta que “é papel da ciência, com o rigor metodológico que ela exige, dar sustentação teórica a planos, decisões e ações que venham a ser empreendidos tanto no âmbito público como no privado”.  Dessa forma, a participação do curso de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade ratifica a importância da UCS na investigação científica em turismo no Brasil.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos acontece entre os dias 12 e 14 de abril de 2018  e visa deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável. O evento é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores, ou seja, aos que possuem ferramentas para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Cabe ressaltar que os estudantes de turismo também são foco do evento, que se propõe a debater temas acadêmicos e suas repercussões práticas. Assim, a participação de pós-graduandos no Colóquio e no Fórum como um todo, inclusive podendo apresentar suas próprias pesquisas já realizadas ou em andamento, se constituirá numa importante ocasião de interlocução com pesquisadores, o que só virá a contribuir para ampliação e qualificação de seus conhecimentos.

Um outro ponto merece ser destacado. O Fórum se identifica como evento que põe em foco o turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do país, o que expressa a compreensão de seus promotores sobre a relevância do suporte dos estudos científicos para o alcance desse objetivo. Um indicador significativo desse entendimento é a premiação em dinheiro – R$ 8.000 – que será conferida aos três melhores trabalhos apresentados no Colóquio, fato que muito raramente acontece no meio acadêmico.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e apoio da Prefeitura de Gramado e da Câmara de Vereadores de Gramado.  Além de contar com a coordenação de importantes lideranças empresariais e políticas de Gramado, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos contará com organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável pelo Festival de Turismo de Gramado, que acontece com sucesso há quase três décadas.

 

Mais informações e inscrições:  www.forumgramado.com.br