Gramado foi forjada à base de assessoria de imprensa

Miron Neto

Tenho uma teoria muito particular acerca do sucesso de Gramado, expressa apenas em rodas de amigos. Gramado foi forjada à base de inveja, crédito bancário e assessoria de imprensa. Sobre os dois primeiros itens, voltarei em outra oportunidade. Em relação ao terceiro, tenho a convicção de que nossos antepassados eram marqueteiros natos, ao convidarem jornalistas famosos de Porto Alegre para passarem temporadas por aqui, o que resultou em abundantes relatos sobre a então “Suíça Brasileira”.

Lembrei-me disso no sábado (24), quando vieram 16 jornalistas em uma press trip promovida por empresas gramadenses. Paralelamente, o Kurotel promovia a inauguração de sua ampliação, com a presença de outros 15 jornalistas. Ou seja, em apenas um final de semana, tivemos a presença de mais de 30 jornalistas gaúchos em Gramado. Certamente, nos próximos dias, teremos uma mídia espontânea expressiva. Assim como nossos marqueteiros de 50 anos atrás já apostavam.