Desafio Brasileiro de Cross Country confirma sucesso em Gramado

Os principais atletas de Cross Country na neve do Brasil se encontraram frente a frente, no último domingo, dia 25, em Gramado, para disputar a segunda edição do Desafio Brasileiro de Cross Country.

Pelo segundo ano consecutivo, o primeiro parque de neve indoor das Américas, o Snowland, foi palco para a competição, que contou com a presença de 13 atletas, entre revelações do esporte e talentos que buscam vaga para os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018.

Na sexta-feira e no sábado, foram realizados preparação e treino para a prova que, este ano, teve formato de Sprint – o que exigiu muita explosão e resistência dos atletas, desde o primeiro momento de reconhecimento da pista até as tomadas de tempo qualificatórias e baterias head-to-head (um atleta contra o outro).
No domingo, o evento contou com disputas acirradas pelo pódio, o bicampeonato de Bruna Moura e a primeira conquista de Victor Santos.

Encerrado o 2º Desafio Brasileiro de Cross Country, que é único na modalidade no Brasil, a equipe nacional retoma o foco na 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, competição que conta pontos para a classificação aos Jogos Olímpicos de Inverno e será realizada na cidade paulista de São Carlos, entre os dias 11 e 16 de outubro.
Veja como foram as disputas, de acordo com a CBDN:
Primeiras a largar no domingo, Bruna Moura e Gabriela Neres, promessa do Cross Country brasileiro, tiveram um desafio diferente em relação à edição de 2015. “Uma coisa que mudou para nós foi a dinâmica durante as qualificatórias e eliminatórias. Disputamos com os meninos, eu contra o Vitor Melo na segunda largada, a Gabi contra o Caio Moreira”, contou Bruna Moura, atleta que sonha com a vaga aos próximos Jogos de Inverno.
Na final feminina, após qualificatórias e eliminatórias muito intensas, Moura venceu seguida por Gabriela Neres até a última descida, que apresentou um grau de dificuldade mais elevado. “O circuito estava divertido e rápido, porém a descida foi mais difícil. Talvez por uma maior quantidade de curvas”, pontuou a agora bicampeã do Desafio Bruna Moura.
Muito próximos do início ao fim do percurso, Victor Santos, Altair Firmino e Rhaick Bomfim protagonizaram acirrado duelo pelo ouro masculino. De um lado, Victor Santos e Altair Firmino fazem parte da geração de atletas brasileiros que se preparam com foco nos Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018. Do outro, Rhaick Bomfim buscava provar a progressão contínua de seus resultados recentes. Mais jovem em relação aos outros dois adversários, ele é uma das grandes revelações entre as categorias de base. Ao final da corrida, Victor, que havia faturado o bronze em 2015, levou o ouro, seguido por Altair e Rhaick.
Ao final do evento, Caio Freixeda, gestor de Cross Country da Confederação Brasileira de Desportos na Neve pontuou: “O Desafio foi um sucesso, com ótimo nível técnico, belas ultrapassagens, disputas acirradas e atletas satisfeitos e motivados. Faço um agradecimento especial ao Snowland por sediar o 2º ano do Desafio, que com certeza trará novidades para 2017”.
Classificação final masculina
1º – Victor Santos
2º – Altair Firmino
3º – Rhaick Bomfim
4º – Lucas Lima
5º – Caio Moreira
6º – Paulo Santos
7º – Vitor Melo
8º – Leandro Ribela
9º – Marcelo Ribeiro
10º – Lucas Martins
11º – Claudio Gustavo

Classificação final feminine
1ª – Bruna Moura
2ª – Gabriela Neres