Blog

Lugano promove ação “Plantando o Amanhã” para o Dia das Crianças

Cada vez mais, preservar o ambiente em que vivemos tem se tornando uma tarefa cotidiana na vida das pessoas. Aos poucos vamos mudando a nossa rotina e nos adaptando para que nosso estilo de vida cause cada vez menos impacto para a natureza. Além de tomar os devidos cuidados, ainda temos a missão de orientar e educar os mais jovens e passar esses valores aos nossos filhos. É uma obrigação, porém não é uma tarefa fácil.

 

Com esse intuito, a Lugano realizou o “Dia das Crianças – Plantando o Amanhã”, reunindo no pátio da fábrica todos seus colaboradores com filhos, que foram convidados a passar um momento divertido e de conscientização com o meio ambiente. Já é o segundo ano em que a empresa proporciona uma integração entre pais e filhos nesta data. E neste ano proporcionou uma temática com o meio ambiente visando ensinar às crianças um pouco mais sobre o meio ambiente e como cuidar dele. Compareceram ao evento, 98 crianças.

Continue a ler » “Lugano promove ação “Plantando o Amanhã” para o Dia das Crianças”

Parque Pontal – História

No final do século 19 funcionava a linha férrea entre os bairros que margeavam o Guaíba. O trem era uma atração da época, pois constituía um belo passeio esperado no bairro Tristeza, com ansiedade. Essa linha também era utilizada para despejar dejetos de casas dos arrabaldes que não tinham esgoto. Com essa função a área era chamada de Ponta do Melo ou Ponta do Asseio, onde hoje está sendo desenvolvido o Parque Pontal. O Asseio deixou suas marcas na cidade, pois a ladeira que ligava aquela ponta à Av. Padre Cacique ficou sendo chamada de “Lomba do Asseio”.
Mais tarde fixou-se naquela região, por muitos anos o Estaleiro Só que foi uma referência para o bairro Cristal. Incialmente esta fundição fabricava instrumentos musicais e componentes metálicos para montarias e se transforma em uma das maiores indústrias navais do país a partir de 1950 focando-se em cargueiros de grande porte, ferry-boats, baleeiras, catamarãs, rebocadores, barcaças, pesqueiros, lanchas e iates. No final da década de 50 foi seus anos dourados, na euforia do milagre econômico. Nessa época chega a três mil trabalhadores, no entanto o Estaleiro Só não suporta o naufrágio coletivo da indústria naval brasileira, que entra em falência nos anos 80. A área fica abandonada por muitos anos, quando depois do ano 2000 tem-se a necessidade de leiloar para atender as causas trabalhistas.
Depois de algumas tentativas de leilões frustradas, pois não havia interessados, em mais uma tentativa em 2005 a BM Par, de Saul Veras Boff, arrematou em leilão a área. Em 2008, a Câmara de Vereadores aprovou a construção de prédios residenciais e comerciais, mas o prefeito José Fogaça vetou o projeto e pediu a realização de uma consulta popular. O resultado da consulta foi a rejeição de 80% dos eleitores à construção de prédios residenciais no local.
Mesmo antes da consulta, a empresa já havia projetado um empreendimento comercial, além de implantar uma ampla área de lazer para a população, com mais de 4 hectares. Em 2015, foram realizadas duas audiências públicas para referendar o projeto da BM Par Empreendimentos.
Atualmente, 2018, está nascendo o Pontal, um empreendimento que vai se tornar uma referência e cartão postal da cidade, estreitado a relação dos porto-alegrenses com o Guaíba.

Um dos maiores projetos no segmento multiuso a ser executado no Brasil, o Pontal começa a ganhar vida na capital gaúcha. Com aporte financeiro de mais de R$ 300 milhões, o empreendimento terá 114 mil m² de área construída e um moderno conceito multifuncional, revela Saul Boff.
O complexo multiuso reunirá o Parque Pontal Shopping, com 163 lojas incluindo uma megastore da Leroy Merlin, restaurantes, praça de alimentação e cinema de última geração. A Torre com certificação ambiental internacional AQUA-HQE, com mais de 20 andares, terá consultórios, salas comerciais, além de um hotel. O Pontal Hotel contará com o Espaço Pontal, um moderno centro de eventos para 800 pessoas, com vista panorâmica para o Guaíba. O Pontal contará com o segundo centro médico do HUB da Saúde em Porto Alegre conectado ao Hospital Moinhos de Vento e adequado a norma RDC50 da Anvisa. Permeando o complexo está o Parque Pontal, com 29mil m², o mais novo e moderno espaço público da cidade, o primeiro a ser executado com recursos da iniciativa privada, junto ao Guaíba. Um verdadeiro presente para todos os gaúchos.

Beti Sefrin
11.10.2018

Piá lança livro de 50 anos

A Cooperativa Piá lança, no próximo dia 29 de outubro, o livro que conta sobre os seus 50 anos. O evento acontecerá a partir das 19h30min, na Sociedade de Vila Olinda, em Nova Petrópolis, e contará com a presença de associados fundadores e seus familiares.

 

Assinado pela jornalista Maria Lúcia Badejo e intitulado “50 anos de Histórias”, a publicação narra a trajetória da Piá desde a assembleia de criação, realizada no Salão Lamberty, na Linha Olinda, em 29 de outubro de 1967.

 

Fundada com 213 associados, a Cooperativa Agropecuária Petrópolis chegou a 20,7 mil associados em 2017. “Quando realizamos a assembleia de fundação, a região de colonização alemã na Serra Gaúcha vivia uma época de empobrecimento”, lembra Werno Neumann no prefácio do livro, que recorda ainda: “Os descendentes de imigrantes que haviam formado as comunidades locais traziam a marca do trabalho incessante, mas as condições econômicas e tecnológicas nas propriedades rurais eram precárias”.

 

O livro mostra o ciclo de crescimento da Piá até chegar em 2017, ano do cinquentenário, com a empresa sendo a marca líder no mercado de iogurtes da Região Sul do Brasil e recebendo 131,5 milhões de litros de leite anualmente. 

 

Oktober Rock Fest no Rasen Platz

No mês mais alemão do ano, o Rasen Platz promove a primeira edição do Oktober Rock Fest. Trata-se da festa perfeita unindo a tradição, a música e o chope gelado. O evento acontece nesta sexta-feira, 12 de outubro – a partir das 15h  – no privilegiado endereço da Rua Coberta, devidamente embalado pelo rock’n’roll, em meio a jogos germânicos, chope em metro, danças folclóricas e a gastronomia típica.

A festança será animada pela banda “As velhas da Chalaça”, capitaneada por Rafael Malenotti, vocalista do Acústicos e Valvulados, que receberão as ilustres presenças de autoridades da cena musical como Fabrício Beck, vocalista da Vera Loca, Alemão Ronaldo, lenda viva do Taranatiriça e Bandaliera, e Carlinhos Carneiro, vocalista da  Bidê ou Balde, para uma noite de muito Rock Gaúcho. Continue a ler » “Oktober Rock Fest no Rasen Platz”